5 motivos para invadirem seu computador

Por Leonardo Ramos / Revisado por Camila Jacob / Editado por Letícia Pereira

         Atualmente, mesmo diante de tantas notícias de cyber attacks, falsas promoções e invasão de privacidade, os usuários ainda acreditam que não existe um motivo para serem vítimas de algum tipo de invasão. O que geralmente leva os usuários a pensarem dessa forma, é simplesmente porque  alegam não possuírem bens ou itens de valor e que ninguém teria interesse em suas informações, uma vez que acreditam não possuírem nada de importante em suas máquinas.

       O que muita gente não sabe, é que nem sempre as invasões são só para roubo ou sequestro de informações pessoais da vítima. Às vezes o cibercriminoso só está interessado em explorar uma vulnerabilidade para algum tipo de benefício próprio, sem o mínimo interesse em ter acesso a informações ou arquivos pessoais do usuário, o que não deixa de causar muitos transtornos. Pensando em especial nesses usuários, listarei neste artigo alguns motivos para alguém mal-intencionado querer invadir o seu computador.

1) Transformar seu computador em um zumbi
As famosas botnets representam um grupo de computadores infectados por um software malicioso, cujo objetivo é realizar as ações que o autor do malware deseje. Botnets são muito utilizadas para fazer ataques DDoS, ou seja, um ataque a um servidor ou site para deixá-lo fora do ar. Se você acredita que seu computador não é bom o suficiente para isso, saiba que nesse caso a quantidade importa muito mais do que a qualidade em si. Um dos maiores ataques de DDoS já registrados foi feito a partir de câmeras IPs conectadas à internet, então esteja certo que seu PC é um alvo interessante para se tornar um zumbi.
Mas qual motivo leva alguém a fazer um computador de zumbi? Simples: dinheiro. Existe um grande mercado que gira em torno de ataques de negação de serviço, alguém que simplesmente paga para ver um concorrente ou um rival fora do ar, por exemplo.img1

2) CriptoMining          
Atualmente muito se escuta sobre criptomoedas, entre elas o bitcoin, o ethereum, e uma das que mais interessa os autores de malwares, o Monero. Até o presente momento, o monero é uma das únicas criptomoedas (dentre as mais valiosas) que é possível minerar através de máquinas normais, utilizando o poder do seu processador e até mesmo de sua placa de vídeo. Existem softwares maliciosos criados justamente para essa função: fazer com que o seu computador fique diariamente minerando essas moedas para seu autor. E quais são as consequências disso? Esse tipo de malware fica consumindo ao máximo o poder de processamento do seu computador, deixando-o lento e com um desempenho abaixo do normal.

3) Ransomware   

         Um dos malwares mais populares da atualidade, o ransomware nada mais é que um programa malicioso feito para criptografar todos seus arquivos, ou seja, eles ainda vão estar ali no seu computador, você poderá vê-los, mas não conseguirá abri-los. É como se tivessem tomado de você a chave de todos os seus arquivos e para tê-la de volta, é necessário pagar um “resgate” para o autor do malware.

            Essas quantias costumam ser sempre cobradas em criptomoedas, e esse é o grande motivo dos ransomwares estarem em alta hoje em dia. Realizando o pagamento através das criptomoedas, fica praticamente impossível rastrear quem foi o autor do vírus, e para onde foi o pagamento, mantendo assim o anonimato do criminoso. Como exemplo de ransomware, podemos citar um dos mais famosos, o WannaCry.

img2

4) Dados financeiros    
Criminosos podem simplesmente ir atrás de dados financeiros das vítimas, como o acesso delas ao internet banking, ou até mesmo à sua conta do PayPal, onde você tem seus cartões cadastrados. Ou simplesmente acesso às suas contas pessoais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e outras.

5) Arquivos pessoais.
Sabe aqueles arquivos que você sempre pensou que só você teria acesso, ou então aquelas fotos íntimas? Esse tipo de conteúdo interessa e muito esses criminosos. Eles podem simplesmente invadir seu computador e conseguir acesso a arquivos que você desejava que ninguém mais tivesse. É agora que você se pergunta: mas a troco de que? Retomando o caso dos ransomwares, a lógica é a mesma, ou seja, eles irão cobrar um valor para que esses arquivos não sejam divulgados na internet, e dentre a grande maioria das vezes, mesmo pagando o valor pedido esses arquivos acabam sendo divulgados da mesma forma.

            Com isso, devido ao avanço tecnológico, todo dia temos algo diferente no mundo da internet para facilitar e agilizar as coisas da nossa vida que está cada dia mais corrida. Em contrapartida, os cibercriminosos se tornam mais criativos na hora de conseguir uma nova vítima. Portanto, para acompanhar esses avanços de maneira segura,  é importante termos a necessidade de investimento e conscientização em segurança.

         Como alternativa de minimizar esse risco, algumas medidas são de extrema importância, como manter seus softwares e dispositivos atualizados, utilizar um bom firewall e um bom antivírus, não utilizar senhas simples demais, não acessar  arquivos  e contas pessoais importantes de qualquer dispositivo e principalmente, tomar cuidado com links e arquivos suspeitos. Lembre-se que o elo mais fraco na segurança da informação é o próprio usuário. E já que estamos vivemos a era da internet, acreditamos que seja um bom momento para começarmos a nos atentar com a nossa segurança na rede, antes que seja tarde demais.

 

Deixe um comentário